quarta-feira, 30 de julho de 2014

O discreto fascínio da decadência

Ontem, driblei milagrosamente o transito maluco que dita as leis no Rio em horário vespertino e consegui chegar na sala 2 do Roxy bem quando as luzes estavam perdendo intensidade para deixar o projetor nos encantar com Grande Hotel Budapeste. Sai de lá feliz. Depois de doze horas fiquei de novo com vontade de assistir!


O então fictício L'air de Panache,
hoje à venda na internet
O filme é um encanto de cores. A delicadeza das personagens nos deixa uma calma e nos inspira uma saudade de tempos que não vivemos mas, mesmo assim, imaginamos já ter visitado; talvez um dia, em nossos passados. 








Courtesan au chocolat da
 fictícia confeitaria Mendl's
Os perfumes e os sabores, que não podemos sentir, são apresentados de tal forma a entrar em nossa mente e recriar perfumes e sabores que já experimentamos na infância: um perfume da vó no vidro geométrico com borrifador e os éclairs da confeitaria Colombo. 





Apresenta uma cenografia de outdoor levemente onírica pois - ótima escolha, Wes Anderson!! - as montanhas, o teleférico, a pista de esqui e o próprio hotel, em sua versão de antiga glória em rosa, são maquetes. Isso contribui a remeter àquela sensação de falsas lembranças de criança e, também, a uma película em preto e branco colorida posteriormente, como nos melhores filmes do início do século XX. 


Até pensei que todas essas sensações fossem fruto de minha imaginação, quando descobri, com minha enorme surpresa, que o Grande Hotel Budapeste "existe" e é muito bem recomendado no Tripadvisor (vide no link)! Achei a ideia excelente! Isso só mostra como o toque de decadência romântica do filme nos envolveu profundamente.




Uma irreconhecível Tilda Swinton
O time de celebridades que trabalhou no filme nem precisa de apresentações. Mas o fato interessante é que todos eles, com exceção de Ralph Fiennes no papel do gerente do hotel e de Jude Law, o escritor, aparecem por poucos minutos, se não segundos, como é o caso de Bill Murray. Tilda Swinton, quase irreconhecível com seus olhos vidrados, ostenta uma elegância e fineza de outras épocas.





O time do Grande Hotel Budapeste
Eles fazem parte do prestígio que o Grande Hotel Budapeste representa; são pequenas grandes preciosidades que se confundem com as cortinas, os tapetes, as cerâmicas e os perfumes do glorioso e decadente lugar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário